A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: possibilidades e desafios no ato educativo

Autores

  • Amanda Talita de Deus Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Palavras-chave:

Criança Surda, Educação Infantil, Linguagem e Aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa analisou a aprendizagem da criança surda na educação infantil. Para isso foi necessário contextualizar, historicamente, a educação do surdo, desde seus primórdios, quando surgiram algumas filosofias educacionais (Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo). Procurou-se, também, identificar quais são os aportes legais que regem a educação dos surdos. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico pertinente ao tema, considerando o contexto educacional da criança surda na educação infantil. Com o propósito de observar o desenvolvimento da criança surda no início da sua escolarização. Considerando o contexto escolar e familiar, verificamos qual é o tipo de comunicação utilizada pela criança surda, como ela interage e socializa nas brincadeiras e na rotina da sala de aula. Essa pesquisa nos mostrou a importância da aquisição da língua de sinas e do desenvolvimento da linguagem no período da educação infantil, como fatores decisivos para estruturação do pensamento e desenvolvimento cognitivo. O acesso à língua de sinais desde cedo para criança surda, proporciona o desenvolvimento da linguagem da mesma maneira que a criança ouvinte, e a falta desse acesso logo nos primeiros anos de vida, acarretará um atraso de linguagem, e consequentemente da sua aprendizagem.

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Biografia do Autor

Amanda Talita de Deus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduadas em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

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RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC