TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo exploratório em escolas de Belo Horizonte

Autores

  • Ana Paula Franklin Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC
  • Mariana Rodrigues Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC
  • Thamiris Fernandes Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC

Palavras-chave:

Educação. Educação Infantil. Tecnologia. Tecnologia Digital

Resumo

Um estudo exploratório em escolas de Belo Horizonte
O presente trabalho busca entender a inserção das tecnologias digitais nas escolas de Educação Infantil de Belo Horizonte. Assim, foi feito um estudo exploratório em duas escolas do município, sendo uma da rede publica e uma da rede privada. Para contextualizar o tema da pesquisa, buscamos embasamentos teóricos sobre a história da Educação Infantil, tomando como partida o contexto histórico da criança. Tivemos como base, também, os estudos de Vani Moreira Kenski, os quais nortearam o aprofundamento na historia da tecnologia digital. Buscamos articular essas teorias com aspectos legais da educação, os quais citam a tecnologia digital como um recurso pedagógico que deve se fazer presente na construção do conhecimento, uma vez que a Educação Infantil é considerada a primeira etapa o ensino básico. Com essa base teórica, realizamos uma pesquisa de campo em que conseguimos perceber como as tecnologias digitais são utilizadas nas escolas de Educação Infantil. Através de observações, entrevistas, questionários e outros meios, pudemos colher relatos e informações que nos deram uma ideia maior de como esses recursos estão inseridos no âmbito educacional. Como resultado do confronto entre os apoios teórico-metodológicos e nossa pesquisa de campo, pudemos constatar quais tipos de tecnologia digital são utilizados na Educação Infantil; qual a sua utilização; quais as contribuições que ela traz para a educação infantil se estão articuladas à proposta pedagógica das escolas e quais professores trabalham com a tecnologia digital na Educação Infantil. Concluímos que nas escolas investigadas as tecnologias digitais estão inseridas, mas não são utilizadas de forma a contemplar os aspectos legais e mesmo pedagógicos. Percebemos que o seu uso acaba sendo feito de forma aleatória. Observamos, também, que a preparação docente para isso deixa a desejar.

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Publicado

2016-08-19

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS