CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DE UM CURRÍCULO PARA/COM A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Edilene do Carmo Lima Barbalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC-Minas
  • Natalie Jenifer Santos Rufino Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas
  • Suelen Dias de Jesus Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC-Minas
  • Teodoro Adriano Costa Zanardi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-Minas

Palavras-chave:

Currículo. Diálogo. Escola em Tempo Integral.

Resumo

A presente pesquisa tem como ponto de partida a necessidade de construção e desenvolvimento de uma proposta curricular para a Escola em Tempo Integral. Neste sentido, adotando uma postura dialógica e privilegiando a teoria de Paulo Freire, entendemos que os atores desta empreitada devem ser educadores(as) e educandos(as). Assim, tendo como base metodológica a pesquisa-ação, tivemos nos círculos epistemológicos o espaço para o fomento da curiosidade epistemológica e a emergência de temas geradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalie Jenifer Santos Rufino, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas

Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com aprofundamento em Docência e Gestão na Educação Infantil. Com experiência na área de Educação Infantil. Desenvolvimento de atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico no Ensino fundamental, elaboração e aplicação de projetos com os alunos das instituições, através do PIBID. Pesquisadora na área de currículo para Escola em Tempo Integral.

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC-Minas

Possui Graduação em Direito (1999) e Mestrado em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), Doutorado em Educação (Currículo) pela PUC São Paulo (2009) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Colônia (Alemanha) (2012) com bolsa da CAPES. Professor Adjunto IV do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Consultor na área de desenvolvimento curricular. Comentarista semanal da Rádio CBN - BH como colunista do quadro "Escola da Vida". Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos estudos do papel de práticas educativas como instrumento de afirmação e (re)criação dos direitos, currículo, educação integral e pedagogia freireana.

Downloads

Publicado

2016-08-19

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS