BULLYING: VIOLÊNCIA SOCIOEDUCACIONAL – DESAFIO PERMANENTE

Autores

  • Elias Canuto Brandão Universidade Estadual do Paraná
  • Loide Delbem Matiazi Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Palavras-chave:

Violência escolar. Bullying. Ciberbullying. Transtornos. Consequências.

Resumo

O artigo investiga o bullying enquanto violência socioeducacional, objetivando compreender os desafios enfrentados no início do século XXI e as consequências do mesmo sobre quem sofre. O bullying é uma prática globalizada e não é transtorno mental. Prejudica quem sofre e quem pratica. O estudo indica que os educadores estão despreparados para lidar com as situações de bullying nas escolas, no entanto, ações podem contribuir para que o bullying seja inibido, evitando sua banalização. O método adotado foi bibliográfico, mas sua realização configurou-se a partir de observações da prática educativa permanente, concluindo que projetos sócio educativos, debates e discussões nas escolas pode ser um passo para que esta modalidade de violência socioeducacional seja amenizada, apesar de os danos causados permanecerem para sempre como cicatrizes em que sofre o bullying.

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Biografia do Autor

Elias Canuto Brandão, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Sociologia. Docente do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR–Campus Paranavaí). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade do Campo (GEPEDIC). E-mail: eliasbrandao.unespar@gmail.com

Loide Delbem Matiazi, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Paranavaí-PR); Especialista em Neoropedagogia. E-mail: loidedelbem@hotmail.com

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Publicado

2017-09-25

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS