A INFLUÊNCIA DA FALA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ERROS OU TROCAS?

Autores

  • Mariana Queiroga Gomes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Aprendizagem da Escrita. Fala. Gramática. Senso Comum.

Resumo

Pretende-se fazer uma análise investigativa sobre a influência da fala na aquisição da escrita na educação básica infantil e contra-argumentar a ideia do senso comum de que o ensino da gramática normativa garante a produção de bons textos. Nesta pesquisa parto da hipótese de que a criança na aquisição da escrita, em muitos casos, é influenciada pela fala. Como embasamento teórico, recorre-se a Oliveira (2006), Ferreiro (1999), Bagno (1999), Dayrell (1996) e Silva (2013). A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma professora de Rede Privada de Ensino Básico Infantil. Dos alunos coletei redações de um tema específico fornecido por essa mesma professora. Com base nos materiais analisados, os principais resultados sugerem que a criança, no processo de aquisição do código escrito, ainda está ancorada na fala, o que provoca trocas de letras na produção de textos escritos. O estudo assinalou, ainda, que, de fato, existe uma representação equivocada de que a escrita é sinônimo de gramática normativa.

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Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS