A INFLUÊNCIA DA FALA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ERROS OU TROCAS?
Palavras-chave:
Aprendizagem da Escrita. Fala. Gramática. Senso Comum.Resumo
Pretende-se fazer uma análise investigativa sobre a influência da fala na aquisição da escrita na educação básica infantil e contra-argumentar a ideia do senso comum de que o ensino da gramática normativa garante a produção de bons textos. Nesta pesquisa parto da hipótese de que a criança na aquisição da escrita, em muitos casos, é influenciada pela fala. Como embasamento teórico, recorre-se a Oliveira (2006), Ferreiro (1999), Bagno (1999), Dayrell (1996) e Silva (2013). A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma professora de Rede Privada de Ensino Básico Infantil. Dos alunos coletei redações de um tema específico fornecido por essa mesma professora. Com base nos materiais analisados, os principais resultados sugerem que a criança, no processo de aquisição do código escrito, ainda está ancorada na fala, o que provoca trocas de letras na produção de textos escritos. O estudo assinalou, ainda, que, de fato, existe uma representação equivocada de que a escrita é sinônimo de gramática normativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).