ENTRE A “EDUCAÇÃO RURAL” E A “EDUCAÇÃO DO CAMPO”: LEITURAS POSSÍVEIS COM BASE NA ANÁLISE DAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL N.º 4.024, DE 1961, E N.º 9.394, DE 1996

Autores

  • Andréia Martins da Cunha

Palavras-chave:

ensino rural, educação do campo, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo elencar alguns aspectos presentes nas leis de diretrizes e bases da educação nacional de 1961 e 1996, que expressam o processo de mudança entre a concepção de escolarização no meio rural para a concepção de educação do campo, conforme demanda dos movimentos sociais. Com base em uma perspectiva histórica, pretende-se realizar uma breve análise dos contextos sociopolíticos que deram abertura para que um novo cânone para o ensino nas escolas em meio rural pudesse emergir e passasse a ser considerado nacionalmente no âmbito das políticas públicas educacionais.

 

PALAVRAS-CHAVE

ensino rural; educação do campo; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES