Arte-educação: saberes e práticas metodológicas no ensino fundamental (anos iniciais)
Palavras-chave:
Metodologia, Abordagem Triângular, Barbosa.Resumo
A arte é um elemento muito significativo no processo do desenvolvimento humano, sendo esta intrínseca ao ser. Pode-se pensar que a proposta de trabalho com arte na educação poderia ter estratégias e metodologias mais exitosas para o ensino, a construção e a ressignificação dos saberes. Busca-se compreender se a abordagem triangular de Barbosa (1987), que versa sobre o conceito da arte-educação, tem sido explorada de forma pedagógica, técnica e metodológica em sala de aula. O Ministério da Educação, quando instituiu a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9.394/1996), dedicou uma parte em seu documento para tratar da obrigatoriedade curricular do ensino da arte pela escola. A arte possui quatro expressões, quais sejam: artes visuais, música, dança e teatro. E a abordagem triangular, sendo uma metodologia se constitui de três passos principais: contextualizar, apreciar e fazer. Pretende-se identificar se a metodologia, com as quatro linguagens da arte, quando utilizada em sala, leva o aluno de fato a pensar e refletir sobre o processo de aprendizagem. Ao ressignificar o processo de educação em arte na escola, constata-se que ela não possui um fim em si mesma, mas esta abre as portas da cognição e possibilita criar estruturas, as quais, o aluno não estava pronto a assumir.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).