A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Formação, professores, autonomia, mudanças.Resumo
O cenário atual da sociedade é dinâmico, já que as ideias circulam com velocidade e são modificadas no ritmo das inovações no campo das tecnologias e das práticas sociais. Essa realidade demanda do indivíduo uma postura autônoma e crítica, capaz de avaliar a realidade e agir sobre ela de modo criativo, reinventando-se conforme as necessidades. Essas exigências, contudo, são muitas vezes ignoradas pelas escolas, ou mesmo despercebidas pelos professores, presos aos elementos de seu passado formativo. Faz-se necessário, portanto, avaliar como os elementos histórico-culturais influenciam nas práticas docentes e saber da importância de os professores tomarem consciência dessas influências, procurando uma formação continuada que promova um novo olhar para a prática docente. Assim, o presente artigo, de abordagem qualitativa, objetiva analisar como a formação continuada, em nível de mestrado, auxiliou nas mudanças pedagógicas dos professores, observando como os elementos histórico-culturais são determinantes em sua docência. Os dados foram coletados mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com quatro professores, com título de mestrado. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Como resultados, legitimou-se a influência do contexto histórico-cultural na formação docente, pois os docentes que estudaram no período histórico em que predominava um regime político totalitarista, relataram práticas pedagógicas também totalitaristas. Evidenciou-se a importância da formação continuada em nível de mestrado, como forma de o professor manter-se atualizado e sintonizado com o universo dos seus alunos. Além disso, a formação também contribuiu para aproximar os docentes das metodologias ativas, propiciando a inovação em sala de aula, o que potencializa os processos de ensino e de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).