A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Natanael Pedro Castoldi Centro Universitário Univates
  • Deborah Breda da Silva
  • Silvana Neumann Martins
  • Aline Diesel

Palavras-chave:

Formação, professores, autonomia, mudanças.

Resumo

O cenário atual da sociedade é dinâmico, já que as ideias circulam com velocidade e são modificadas no ritmo das inovações no campo das tecnologias e das práticas sociais. Essa realidade demanda do indivíduo uma postura autônoma e crítica, capaz de avaliar a realidade e agir sobre ela de modo criativo, reinventando-se conforme as necessidades. Essas exigências, contudo, são muitas vezes ignoradas pelas escolas, ou mesmo despercebidas pelos professores, presos aos elementos de seu passado formativo. Faz-se necessário, portanto, avaliar como os elementos histórico-culturais influenciam nas práticas docentes e saber da importância de os professores tomarem consciência dessas influências, procurando uma formação continuada que promova um novo olhar para a prática docente. Assim, o presente artigo, de abordagem qualitativa, objetiva analisar como a formação continuada, em nível de mestrado, auxiliou nas mudanças pedagógicas dos professores, observando como os elementos histórico-culturais são determinantes em sua docência. Os dados foram coletados mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com quatro professores, com título de mestrado. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Como resultados, legitimou-se a influência do contexto histórico-cultural na formação docente, pois os docentes que estudaram no período histórico em que predominava um regime político totalitarista, relataram práticas pedagógicas também totalitaristas. Evidenciou-se a importância da formação continuada em nível de mestrado, como forma de o professor manter-se atualizado e sintonizado com o universo dos seus alunos. Além disso, a formação também contribuiu para aproximar os docentes das metodologias ativas, propiciando a inovação em sala de aula, o que potencializa os processos de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael Pedro Castoldi, Centro Universitário Univates

Acadêmico de Psicologia e Bolsista de Iniciação Científica pelo Centro Universitário Univates

Deborah Breda da Silva

Estudante de Nutrição pelo Centro Universitário Univates e Bolsista de Iniciação Científica (Fapergs).

Silvana Neumann Martins

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas. Univates.

Aline Diesel

Mestre em Ensino. Docente da Educação Básica.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES