O GESTOR ESCOLAR E OS DESAFIOS DO BULLYING: IDENTIFICAR , DIALOGAR, GERIR TODA A EQUIPE E AJUDAR
Resumo
Neste ensaio, discutimos os desafios e o papel da gestão escolar frente às manifestações do fenômeno bullying e aos efeitos que ele possa desencadear no desempenho escolar dos alunos que sofrem tal agressão física ou psicológica. A prática do bullying nas escolas é um problema grave que traz consequências sérias às vítimas e deve ser combatido com afinco pelas instituições de ensino. Vivenciamos, nos últimos meses pelas mídias e redes sociais, a repercussão do jogo “Baleia Azul” e da série “13 Reasons Why”. A série “13 Reasons Why”, da Netflix, aborda diversas questões relativas ao bullying no Ensino Médio, ao machismo, à homofobia, ao abuso sexual e, de uma forma geral, à difícil missão de ser adolescente. A questão central abordada na série é o suicídio de uma jovem de 17 anos que faz 13 gravações em fitas cassete, apontando as pessoas que a importunaram como responsáveis pelo seu suicídio. A escola deve ser um ambiente seguro, que permita às crianças e aos jovens se socializar e desenvolver responsabilidades e habilidades, defender ideias e, acima de tudo, assumir sua própria autonomia com segurança e respeito às diversidades. Buscou-se analisar as reflexões trazidas pela série, buscando discutir a presença de elementos importantes que poderão auxiliar a gestão escolar, a prática pedagógica dos professores e de toda comunidade escolar. Pode-se concluir que a série nos alerta e contribui para a discussão de questões e inquietações relacionadas ao processo de ensinar e aprender. Ao preparar os profissionais da educação para lidarem com as manifestações do bullying, poderemos contribuir para que o ambiente escolar se transforme em um local menos violento, valorizando a cidadania, o respeito, a ética e a solidariedade entre todos que compõem a comunidade escolar. Frente a esses acontecimentos educacionais e socioculturais, qual seria o papel do gestor escolar?
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