O GESTOR ESCOLAR E OS DESAFIOS DO BULLYING: IDENTIFICAR , DIALOGAR, GERIR TODA A EQUIPE E AJUDAR

Autores

  • Sérgio Freitas Oliveira PUC Minas
  • Janaína Diniz Cruz PUC Minas
  • Kele da Silva Ribeiro PUC Minas

Resumo

Neste ensaio, discutimos os desafios e o papel da gestão escolar frente às manifestações do fenômeno bullying e aos efeitos que ele possa desencadear no desempenho escolar dos alunos que sofrem tal agressão física ou psicológica. A prática do bullying nas escolas é um problema grave que traz consequências sérias às vítimas e deve ser combatido com afinco pelas instituições de ensino.  Vivenciamos, nos últimos meses pelas mídias e redes sociais, a repercussão do jogo “Baleia Azul” e da série “13 Reasons Why”. A série “13 Reasons Why”, da Netflix, aborda diversas questões relativas ao bullying no Ensino Médio, ao machismo, à homofobia, ao abuso sexual e, de uma forma geral, à difícil missão de ser adolescente. A questão central abordada na série é o suicídio de uma jovem de 17 anos que faz 13 gravações em fitas cassete, apontando as pessoas que a importunaram como responsáveis pelo seu suicídio. A escola deve ser um ambiente seguro, que permita às crianças e aos jovens se socializar e desenvolver responsabilidades e habilidades, defender ideias e, acima de tudo, assumir sua própria autonomia com segurança e respeito às diversidades. Buscou-se analisar as reflexões trazidas pela série, buscando discutir a presença de elementos importantes que poderão auxiliar a gestão escolar, a prática pedagógica dos professores e de toda comunidade escolar. Pode-se concluir que a série nos alerta e contribui para a discussão de questões e inquietações relacionadas ao processo de ensinar e aprender. Ao preparar os profissionais da educação para lidarem com as manifestações do bullying, poderemos contribuir para que o ambiente escolar se transforme em um local menos violento, valorizando a cidadania, o respeito, a ética e a solidariedade entre todos que compõem a comunidade escolar. Frente a esses acontecimentos educacionais e socioculturais, qual seria o papel do gestor escolar?

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Biografia do Autor

Sérgio Freitas Oliveira, PUC Minas

Graduação em Letras - Português e Latim - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971) e em Pedagogia - Supervisão e Administração Escolar - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Mestrado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, vinculado aos Departamentos de Educação e de Letras. Na FUMARC, coordena equipe de provas de concursos públicos. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Trabalho Científico, Metodologia de Alfabetização e Letramento, Letramento Acadêmico, Estágio Supervisionado, Seleção Docente, Educação Básica, Educação Inclusiva, Formação de Professores, Assessoria Técnica e Pedagógica, Revisão de Textos.

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Publicado

2017-09-25

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS