O USO DO CINEMA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PRIMEIRO E SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM PARINTINS – AM

Autores

  • Denilson Diniz Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Palavras-chave:

cinema – recurso pedagógico – ensino fundamental.

Resumo

A pesquisa “O uso do cinema como recurso pedagógico no primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental: um estudo de caso em Parintins - AM” objetivou investigar o uso do cinema como recurso pedagógico, enfatizando que o mesmo e capaz de influenciar no modo de agir e de pensar no âmbito educacional, assim como a atuação do professor como mediador entre cinema e alunos do primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental. Para atingir os objetivos propostos assumiu-se a abordagem qualitativa e uma pesquisa de Campo. Utilizamos para a coleta de dados a observação direta da prática docente e entrevista semiestruturada com professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, pedagoga e gestora da escola pesquisada da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC-PIN). Finalizando expomos a Análise e Discussão dos Resultados abordando as seguintes questões: a ação didática-pedagógica do professor ao utilizar o cinema em sala de aula; contribuição do cinema para o ensino-aprendizagem de crianças; e as dificuldades encontradas pelo  professor para usar o cinema como recurso pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson Diniz Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Professor da Universidade Federal do Amazonas lotado no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - UFAM/ICSEZ/PIN. Professor da pós graduação dos programas CEFORT (Gestão Escolar e Educação Infantil), CED (Artes Plásticas), PARFOR-UFAM (Pedagogia) . Atuou como docente nas Universidade Federal do Amazonas-UFAM/FACED/DMT (Pedagogia), Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG (Pedagogia), Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix-CUMIH/MG (Pedagogia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental), Faculdade Martha Falcão (Pedagogia, Pós-Graduacão em Neuropsicopedagogia e Novas Aprendizagens e Psicopedagogia) e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA/BH (Pedagogia). Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC/MG, possui Mestrado em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, realizou Estágio Científico no Grupo de Estudo de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência-GEMATEC no CEFET-MG. Especialização em Gestão Escolar e Psicopedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco-FSDB e Graduação em Pedagogia e Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Infantil, Educação Especial com ênfase em Down, Transtorno do Espectro Autista e Asperge, Educação Ambiental, Educação em Espaços Não Escolares, Gestão Ambiental e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES