O USO DO CINEMA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PRIMEIRO E SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM PARINTINS – AM
Palavras-chave:
cinema – recurso pedagógico – ensino fundamental.Resumo
A pesquisa “O uso do cinema como recurso pedagógico no primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental: um estudo de caso em Parintins - AM” objetivou investigar o uso do cinema como recurso pedagógico, enfatizando que o mesmo e capaz de influenciar no modo de agir e de pensar no âmbito educacional, assim como a atuação do professor como mediador entre cinema e alunos do primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental. Para atingir os objetivos propostos assumiu-se a abordagem qualitativa e uma pesquisa de Campo. Utilizamos para a coleta de dados a observação direta da prática docente e entrevista semiestruturada com professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, pedagoga e gestora da escola pesquisada da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC-PIN). Finalizando expomos a Análise e Discussão dos Resultados abordando as seguintes questões: a ação didática-pedagógica do professor ao utilizar o cinema em sala de aula; contribuição do cinema para o ensino-aprendizagem de crianças; e as dificuldades encontradas pelo professor para usar o cinema como recurso pedagógico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-19
Edição
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).