PROJETO ESCOLA-ESTÁGIO: UMA PROPOSTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A FACULDADE E A ESCOLA COM VISTAS À POTENCIALIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E DAS PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO NAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, escola, estágio supervisionado, faculdade, iniciação à docência.Resumo
O estágio supervisionado, imprescindível para a iniciação à docência, é a oportunidade de o acadêmico colocar seus conhecimentos em prática e conhecer o dia a dia da profissão. Este relato objetiva apresentar uma proposta de ação que melhorou a qualidade dos estágios oferecidos no curso de Pedagogia da Faculdade de Pará de Minas – FAPAM. O projeto, denominado Escola-estágio, propôs tornar as experiências de estágio mais produtivas, tanto para os discentes quanto para as escolas que os acolhem, estimulando a participação efetiva dos estagiários de forma bem direcionada e acompanhada, oportunizando vivências da realidade escolar integrada em situações autênticas de práticas pedagógicas. Para a realização do projeto foram feitas parcerias entre a FAPAM e a Secretaria Municipal de Educação de Pará de Minas através da vinculação das disciplinas de estágio supervisionado do Curso de Pedagogia às escolas-estágio indicadas pelo Município, em caráter experimental, buscando o acompanhamento mais direcionado e específico da dinâmica das práticas desenvolvidas em sala de aula. Essa interação possibilitou ações mais transparentes, organizadas e, acima de tudo, que validaram a importância de todos os envolvidos na formação de novos professores. Neste ano, o projeto deixa de ser piloto e inicia 2018 com mais seis parcerias de escolas municipais.
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