FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MUDANÇAS E PRÁTICAS NO COMPONENTE INICIAL

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação a Distância. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Neste trabalho discute-se, a partir do componente de entrada em um curso de pós-graduação lato sensu ofertado para professores na modalidade a distância, ações que buscaram modificar, desde o início, pontos anteriormente identificados pelos docentes como de maior impacto nos processos educativos e de possível alteração em nova oferta do curso. Este é um trabalho de abordagem qualitativa, no qual se busca priorizar uma reflexão sobre a prática educativa e a formação de professores na educação a distância. Ao longo do processo identificou-se grande participação dos alunos, se considerarmos a percepção acerca das participações de outras turmas no mesmo momento do curso. Notou-se, também, entre as questões de ajustes, dificuldades com o calendário institucional frente ao curso, o que impactou em algumas práticas docentes e a própria dinâmica realizada. Por fim, as mudanças realizadas buscavam melhorar a oferta e diminuir a evasão que ocorre em cursos a distância, inclusive nos de formação de professores.

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Biografia do Autor

Rutinelli da Penha Fávero, Instituto Federal do Espírito Santo

Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor

Mariella Berger Andrade, Instituto Federal do Espírito Santo

Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor

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Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES