FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MUDANÇAS E PRÁTICAS NO COMPONENTE INICIAL
Palavras-chave:
Formação de Professores. Educação a Distância. Práticas Pedagógicas.Resumo
Neste trabalho discute-se, a partir do componente de entrada em um curso de pós-graduação lato sensu ofertado para professores na modalidade a distância, ações que buscaram modificar, desde o início, pontos anteriormente identificados pelos docentes como de maior impacto nos processos educativos e de possível alteração em nova oferta do curso. Este é um trabalho de abordagem qualitativa, no qual se busca priorizar uma reflexão sobre a prática educativa e a formação de professores na educação a distância. Ao longo do processo identificou-se grande participação dos alunos, se considerarmos a percepção acerca das participações de outras turmas no mesmo momento do curso. Notou-se, também, entre as questões de ajustes, dificuldades com o calendário institucional frente ao curso, o que impactou em algumas práticas docentes e a própria dinâmica realizada. Por fim, as mudanças realizadas buscavam melhorar a oferta e diminuir a evasão que ocorre em cursos a distância, inclusive nos de formação de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).