ANÁLISES DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ALUNAS DA PEDAGOGIA ACERCA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • Jaqueline Lopes; Uyrá Cabral; Rita de Cássia de Souza; Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Formação de professores. Pibid. Relatos de experiência.

Resumo

O presente trabalho foi elaborado a partir de relatos de experiências de alunas de um curso de Pedagogia de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais. Na ocasião de encerramento do ano letivo e das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em 2017, essas alunas, que eram bolsistas, desenvolveram o relatório final das atividades. Continha neste, a pedido da coordenadora, uma reflexão sobre as experiências que vivenciaram enquanto bolsistas do Programa. Analisamos os quatorze relatos recebidos, percebendo a incidência de aspectos comuns. O fato de adentrar o espaço escolar e poder ali desenvolver atividades pensadas e organizadas pelas próprias alunas contribuiu para a autonomia destas Pibidianas. Ficou evidente como a ampliação do tempo dentro da escola, proporcionado pelo Pibid, contribuiu para o conhecimento sobre a organização escolar e sobre as diferentes formas de aprendizagem dos alunos. O exercício de refletir sobre sua própria prática evidencia um processo de auto reflexão, sendo que este constitui um instrumento necessário à prática profissional docente. Podemos entender desta forma, que as reuniões semanais, bem como as práticas na escola munidas pelas teorias discutidas, constituíram-se como práticas educativas positivas que favoreceram e contribuíram para o desenvolvimento profissional e pessoal das bolsistas. Pelo exposto, consideramos importante a aproximação entre os cursos de licenciatura e as escolas, na perspectiva de fortalecer os processos de formação docente, articulando teoria e prática. Tal aspecto pode significar uma melhoria da qualidade do ensino tanto nas escolas regulares quanto no ensino superior, possibilitando através da articulação entre ambas, espaço para que boas práticas educativas sejam construídas e desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES