REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE E DO SER PROFESSOR ATRAVÉS DA METODOLOGIA DO WORLD CAFÉ
Palavras-chave:
Docência. Formação de Professores. World Café.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as discussões e os resultados de uma atividade realizada na disciplina "Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento", oferecida pelo Departamento de Educação de uma Universidade Federal localizada no interior do estado de Minas Gerais. A atividade buscou compreender as concepções dos estudantes sobre a docência, tendo em vista que grande parte deles são alunos de cursos de licenciatura da referida universidade. A partir dos pressupostos teóricos do movimento construcionista social, nosso trabalho buscou promover o diálogo sobre a docência entre os alunos e a professora da disciplina bem como compreender a dimensão performática na fala e nas ações dos estudantes que participaram da atividade. O objetivo desta atividade foi transformar a sala de aula num espaço de reflexão sobre a docência, uma vez que os alunos foram convidados a pensar sobre o motivo pelo qual eles estão num curso de licenciatura, sobre o objetivo deles enquanto futuros professores e sobre o tipo de docentes que eles querem se tornar. Para tanto, foi utilizado o aplicativo Socrative para identificar o perfil da turma, por meio de um questionário on-line, e a prática do World Café para o levantamento de questões sobre a docência. O World Café, além de buscar compreender a expectativa dos alunos, foi utilizado por ser uma ferramenta que propicia o diálogo, a escuta e a reflexão. Tal prática propicia o compartilhamento de experiências e a construção conjunta de significados. A partir das perguntas e das provocações que elas causam, o estudante não só reflete, mas participa ativamente do seu próprio processo de formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).