FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NAS LICENCIATURAS EM LETRAS E PEDAGOGIA EM DUAS IES MINEIRAS
Palavras-chave:
Movimentos sociais negros. Literaturas afro-brasileira e africana. Formação inicial de professores. Diversidade.Resumo
Trata-se de relato de pesquisa ocorrida em 2017 nos cursos de Letras e Pedagogia em duas IES mineiras, sendo uma delas a PUC - Minas. A pesquisa teve como objetivo compreender como os dois cursos de licenciatura têm se estruturado, de forma a atender às demandas da atual legislação educacional, especialmente a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o estudo da história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos da Educação Básica. Desejava-se compreender como os cursos de formação inicial de professores têm contribuído para a construção do perfil profissional que esteja preparado para lidar com a diversidade na perspectiva étnico-racial. A pesquisa focalizou a importância das lutas dos movimentos negros, bem como a relevância das literaturas africanas e afro-brasileira para uma educação que enfoque as relações étnico-raciais. Investiu-se nos estudos da legislação educacional brasileira referente a esta temática e providenciou-se a análise dos projetos pedagógicos dos referidos cursos, bem como das suas matrizes curriculares. Alunos dos períodos iniciais e finais dos cursos em análise responderam a questionários e professores e coordenadora que ministram as disciplinas que abordam a diversidade étnico-racial, bem como as literaturas investigadas, foram entrevistados. As análises dos dados gerados constataram que as IES pesquisadas desenvolvem ações que conduzem os alunos a experienciarem momentos de leituras, reflexão, debates. Contudo, pôde-se constatar que a Lei 10.639/03 ainda está em processo de implantação, demandando mais tempo para o enfrentamento de desafios para a sua efetivação.
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