Planejamento pedagógico no Ciclo de Alfabetização: reflexões sobre a Iniciação à Docência e o uso de avaliações diagnósticas e sequências didáticas
Palavras-chave:
Planejamento, Ciclo de Alfabetização, Sequências Didáticas, Avaliação Diagnóstica, Iniciação à DocênciaResumo
Este relato tem como objetivo descrever experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em uma escola pública da rede estadual de Belo Horizonte, Minas Gerais, de março a dezembro de 2016. As vivências descritas neste trabalho apontam considerações referentes ao planejamento de avaliações diagnósticas e sequências didáticas a alunos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização e apresentam percepções feitas a partir do exercício inicial da prática docente. As principais reflexões presentes neste trabalho se referem ao aumento da autoestima dos alunos participantes do projeto, aos desafios e benefícios da iniciação à prática docente e do contato com a escola e a sala de aula e, sobretudo, ao uso de planejamentos de atividades e avaliações como meios de análise e conhecimento dos diferentes níveis de aprendizagem de alunos em processo de alfabetização e letramento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-19
Edição
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).