ALFABETIZAÇÃO DO ADULTO E ESCOLARIZAÇÃO DE SEUS DESCENDENTES: ESTUDO DOS EFEITOS DE IRRADIAÇÃO NA LONGEVIDADE ESCOLAR EM FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES

Autores

  • Larissa Moreira

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Descendentes. Efeitos de irradiação.

Resumo

O atendimento escolar formal e não formal a jovens, adultos e idosos, público alvo da Educação de Jovens e Adultos, se traduz, historicamente, em uma série de campanhas de alfabetização, a tal ponto que a escolarização desses grupos foi tratada até 1996 como sinônimo de alfabetização. Nesse quantitativo de adultos analfabetos, provenientes das camadas populares, se inserem responsáveis pela escolarização de crianças e adolescentes. Estudos educacionais sobre desigualdade de desempenho escolar associam-na, com frequência, ao apoio familiar à escolarização dos descendentes. O trabalho apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo verificar efeitos de irradiação, para si e para seus descendentes, dos benefícios adquiridos da volta do adulto aos bancos escolares em cursos de alfabetização. Para tal, foram analisados sujeitos que repetiram cursos de alfabetização modulares. Partimos da hipótese de que o acesso à escrita e à leitura pelo adulto incrementa estratégias, mobilizações em prol da escolaridade dos descendentes. A pesquisa segue a abordagem qualitativa e se apoia na sociologia configuracional (ELIAS, 1994). A produção dos dados se deu a partir do levantamento dos sujeitos alfabetizados, por meio de entrevista e acompanhamento dos sujeitos no cotidiano.

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Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES