GÊNEROS DIGITAIS COMO INSTRUMENTOS DE PRÁTICAS DE ESCRITA NA ESCOLA: relato de uma experiência didática
Palavras-chave:
Letramento. Ensino da escrita. Gêneros digitais na escola. Blog.Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre ensino/aprendizagem da escrita escolar, partindo de uma metodologia vivenciada nas aulas de língua portuguesa, em que foram criados espaços para a participação dos sujeitos em procedimentos de interação, nos quais foi possível compartilhar os saberes em ações de ensinar e aprender. O estudo faz uma investigação sobre o ensino de língua materna na perspectiva dos estudos do letramento, privilegiando ações conjuntas em processos de desenvolvimento e aquisição da escrita, voltadas para uma proposta de trabalho na qual focalizou-se o exercício da escrita no Ensino Fundamental II. O trabalho concentra-se na execução de um projeto didático, partindo do gênero digital Blog, tomado como instrumento e recurso metodológico, simultaneamente, para o referido exercício, e meio de se criar a ambiência social para a interação mediada pela escrita, no espaço didático. A investigação finaliza-se, apresentando textos extraídos das publicações feitas no blog, examinados sob o ponto de vista da interação em sala de aula, o que leva em conta o posicionamento dos sujeitos ao construírem seus discursos e se apropriarem dos discursos do outro, bem como os modos de participação individuais e coletivos para cumprir o contrato estabelecido na comunidade virtual em foco.
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O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
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3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).