APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DISC COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PEDAGÓGICA E PROFISSIONAL NO INSTITUTO POSSO MAIS
Palavras-chave:
Programa Jovem Aprendiz. Metodologia DISC. Comportamento.Resumo
O Instituto Posso Mais é uma instituição filantrópica que tem como foco a inserção de jovens com idade entre 14 e 23 anos no mercado de trabalho por meio do Programa Jovem Aprendiz. Os jovens, em sua maioria, são oriundos da cidade de Contagem, de escolas públicas, sem experiência profissional e sem qualificação técnica. A Instituição, em parceria com a Etalent (empresa de Tecnologia em Recursos Humanos), utiliza como ferramenta de gestão profissional e pedagógica, a metodologia DISC, que permite o mapeamento de perfis comportamentais. Para as empresas, essa metodologia tem proporcionado resultados mais assertivos no processo seleção e gestão de aprendizes. No âmbito pedagógico, os jovens inseridos no programa, passam a ter acesso a uma ferramenta de autoconhecimento e direcionamento comportamental. Os resultados têm apontado para o desenvolvimento de jovens mais autônomos na tomada de decisão e resilientes no campo profissional, além de uma visível mudança de atitude e comportamento em curto espaço de tempo, maior aceitação do mercado de trabalho e melhoria nos índices de efetivação dos jovens após o término do contrato de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).