UM EXEMPLO DE CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • INGRID RIBEIRO DA ROCHA
  • HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA

Resumo

Este trabalho descreve e analisa uma seqüência de ensino que parte da investigação de um fenômeno físico, o decaimento radioativo, para propiciar a aprendizagem de um conteúdo matemático: a função exponencial. Nesta perspectiva, exploramos um exemplo de integração dos processos de ensino aprendizagem de física e matemática. Apresentamos evidências que, em nossa opinião, corroboram a afirmação dos PCN de que essa articulação não confunde ou funde o estatuto disciplinar das ciências envolvidas em uma proposta de interdisciplinaridade. Além disso, a experiência aqui relatada nos mostra que a adoção de uma proposta de ensino contextualizado tal como preconizado nos PCN não implica em abandonar os conteúdos didáticos tradicionais, isto é, aqueles conteúdos que “caem em vestibular”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES