ANÁLISE DOS ASPECTOS QUALITATIVOS E DA EFICÁCIA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Diego da Silva Teles dos Santos Faculdade de Ilhéus
  • Egon Ralf Souza Vidal Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0002-2130-0243
  • Arsenio José Carmona Gutiérrez Faculdade de Ilhéus

Palavras-chave:

Alfabetização. Métodos. Eficácia.

Resumo

O Brasil manteve-se com resultados insatisfatórios em avaliações nacionais e internacionais de leitura e escrita ao longo dos últimos anos, o que denuncia a existência de um problema sério que carece investigação. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou identificar e discutir aspectos qualitativos dos métodos de alfabetização mais utilizados no país e a sua eficácia. Para tanto foi realizada uma revisão não-sistemática de literatura, a qual buscou aporte teórico em livros e artigos científicos indexados em bases de dados como Scielo, PsycINFO e Google Acadêmico. Notou-se que há tanto diferenças qualitativas na estrutura e proposta dos métodos Global, Fônico e Construtivista, quanto certa disputa entre os defensores dos mesmos, especialmente no que diz respeito à eficácia. A partir das críticas apontadas acerca das características e da aplicabilidade de cada um destes métodos, delimitou-se as margens de suas contribuições, limitações e eficácia. Concluiu-se que o emprego do método fônico, no âmbito educacional, vem servindo como a estratégia mais eficaz de alfabetização e em consequência acredita-se que a sua ampla aplicação pode contribuir para melhores resultados em futuras avaliações de leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Diego da Silva Teles dos Santos, Faculdade de Ilhéus

Psicólogo

Egon Ralf Souza Vidal, Universidade Federal da Bahia

Psicólogo e mestrando em Psicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participa do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento e Contextos Culturais (UFBA/CNPq), na linha de pesquisa Avaliação Psicológica Escolar em Estudantes do Ensino Fundamental, e do grupo de extensão GEAP (Grupo Especializado em Avaliação Psicológica) da UFBA. Seus interesses de pesquisa estão relacionados às ciências humanas e da saúde; seus interesses profissionais à docência, à psicoterapia e à veiculação de conhecimento

Arsenio José Carmona Gutiérrez, Faculdade de Ilhéus

Psicólogo. Docente da CESUPI – Faculdade de Ilhéus. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES