ANÁLISE DOS ASPECTOS QUALITATIVOS E DA EFICÁCIA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
Palavras-chave:
Alfabetização. Métodos. Eficácia.Resumo
O Brasil manteve-se com resultados insatisfatórios em avaliações nacionais e internacionais de leitura e escrita ao longo dos últimos anos, o que denuncia a existência de um problema sério que carece investigação. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou identificar e discutir aspectos qualitativos dos métodos de alfabetização mais utilizados no país e a sua eficácia. Para tanto foi realizada uma revisão não-sistemática de literatura, a qual buscou aporte teórico em livros e artigos científicos indexados em bases de dados como Scielo, PsycINFO e Google Acadêmico. Notou-se que há tanto diferenças qualitativas na estrutura e proposta dos métodos Global, Fônico e Construtivista, quanto certa disputa entre os defensores dos mesmos, especialmente no que diz respeito à eficácia. A partir das críticas apontadas acerca das características e da aplicabilidade de cada um destes métodos, delimitou-se as margens de suas contribuições, limitações e eficácia. Concluiu-se que o emprego do método fônico, no âmbito educacional, vem servindo como a estratégia mais eficaz de alfabetização e em consequência acredita-se que a sua ampla aplicação pode contribuir para melhores resultados em futuras avaliações de leitura e escrita.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-05-20
Edição
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).