A CULTURA ESCOLAR COMO MECANISMO DE EXCLUSÃO SOCIAL
Resumo
O texto objetivou retomar a discussão acerca da exclusão escolar e, assim, apontar, brevemente, os encadeamentos históricos e sociais da cultura como um dos mecanismos da efetivação da exclusão social. Foi realizada uma reflexão teórica de autores referencias no objeto pesquisado. No decorrer das analises dos textos que serviram como base para o artigo, observou-se, a necessidade de recolocar esta temática no cerne do debate educacional, pois, diferentemente, do século XX. O século XXI enfrenta não apenas o desafio da diferença social, como tem o revés de reparar os conflitos étnico-raciais, promover a discussão de gênero e a diversidade sexual que, ainda configuram-se como temáticas restritivas dentro da escola, em nome da conservação do status quo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).