AS DIFICULDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIDOCÊNCIA
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as dificuldades da prática pedagógica nas aulas de Educação Física nas Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental ministradas pelos professores unidocentes, das redes de ensino municipal, estadual e particular, de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de coleta de informações foi uma entrevista, tendo as respostas interpretadas por meio da análise de conteúdo. Participaram sessenta professores unidocentes das referidas redes de ensino e cidade, sendo vinte de cada rede. Identificamos cinco dificuldades, sendo a maioria classificada na dimensão sociopolítica/cultural e a minoria dividida entre a dimensão instrucional/pedagógica e a dimensão institucional/organizacional.
Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica. Professores Unidocentes. Dificuldades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).