A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA:
o modelo de produção capitalista que produz a indiferença ao humano
Resumo
Este texto tem como objetivo fazer uma discussão sobre os mecanismos de produção de desigualdades sustentadas pelo modelo capitalista de produção, que promove diferentes acessos e oportunidades, inclusive à escola. Conforme Althusser (1970), a escola é um aparelho ideológico do Estado que pode propiciar e perpetuar as diferenças entre as pessoas, mas que também pode diminuir essas diferenças. A pesquisa discute a relação entre os fatores de exclusão e inclusão das pessoas em situação de rua e a escola como um elemento determinante. Por fim, reconhecendo o cenário excludente posto pelo modelo capitalista, é necessário repensarmos os rumos da educação, com o propósito de transformação da atual sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).