A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA COM TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA DURANTE O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Ludmila de Oliveira Anastácio
  • Stéfanie Nitiele Quintanilha
  • Teodoro Adriano da Costa Zanardi
  • Maria Evylana Alves de Araujo

Resumo

O presente trabalho possui o intuito de compreender e analisar criticamente as possíveis contribuições que o uso de livros de literatura africana e afro-brasileira, com viés decolonial, traz para a promoção do antirracismo no contexto da educação básica, principalmente durante o ciclo de alfabetização. Foi feito um estudo de caso sobre o projeto de leitura de contos africanos, desenvolvido em 2016, com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino privada belo-horizontina. A pesquisa também se apoiou em uma entrevista com uma professora dessa instituição, buscando entender como essa literatura tem sido incorporada no processo de alfabetização. Com o respaldo da Lei n. 10.639/03, discussões sobre identidade, representatividade e cultura afro-brasileira ganharam espaço no ambiente educacional. No entanto, tais avanços nem sempre se traduzem em ações efetivas, revelando desafios como o silenciamento, a escassez de materiais adequados e o diálogo família-escola. A fala da professora entrevistada destacou o papel importante que a formação docente ocupa na efetivação da Lei n. 10.639 e deixou em evidência que as representações presentes nos contos analisados são uma ferramenta relevante na desconstrução da visão colonial sobre a população negra.

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Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES