A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA COM TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA DURANTE O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O presente trabalho possui o intuito de compreender e analisar criticamente as possíveis contribuições que o uso de livros de literatura africana e afro-brasileira, com viés decolonial, traz para a promoção do antirracismo no contexto da educação básica, principalmente durante o ciclo de alfabetização. Foi feito um estudo de caso sobre o projeto de leitura de contos africanos, desenvolvido em 2016, com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino privada belo-horizontina. A pesquisa também se apoiou em uma entrevista com uma professora dessa instituição, buscando entender como essa literatura tem sido incorporada no processo de alfabetização. Com o respaldo da Lei n. 10.639/03, discussões sobre identidade, representatividade e cultura afro-brasileira ganharam espaço no ambiente educacional. No entanto, tais avanços nem sempre se traduzem em ações efetivas, revelando desafios como o silenciamento, a escassez de materiais adequados e o diálogo família-escola. A fala da professora entrevistada destacou o papel importante que a formação docente ocupa na efetivação da Lei n. 10.639 e deixou em evidência que as representações presentes nos contos analisados são uma ferramenta relevante na desconstrução da visão colonial sobre a população negra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).