HISTÓRIA DOS CIGANOS NO BRASIL, UMA HISTÓRIA ENCOBERTA:
reflexões sobre ensino de História, educação das relações étnico-raciais e metodologias ativas
Resumo
O foco deste artigo é relatar uma experiência de uma aula sobre a temática cigana, ministrada para estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, durante o estágio obrigatório numa escola pública estadual mineira. No decorrer do relato, propõem-se considerações sobre a ausência da temática cigana nos livros didáticos de História, a educação das relações étnico-raciais e metodologias ativas, como sala de aula invertida (flipped classroom) e jogo. Os pontos apresentados nas considerações finais, entre outros, são relativos ao insucesso da tentativa de abordar a temática cigana, utilizando as metodologias ativas. E o desafio de lecionar para estudantes que não querem aprender combinado com a negligência de suas respectivas famílias por sua vida escolar e a arcaica configuração do sistema formal de ensino, sem desconsiderar sua sobrecarga em função das cobranças e imposições do Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).