MANUSEIO DA ANSIEDADE E DO ESTRESSE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO:

um relato de experiência

Autores

  • Layane Souza Reis
  • Egon Ralf Souza Vidal
  • Osiel da Silva Santos

Resumo

O estudo se propôs a identificar as modificações psicológicas e comportamentais observadas por meio da realização de oficinas de manuseio da ansiedade e do estresse com estudantes do Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis. As oficinas fizeram parte de um programa de extensão do curso de Psicologia da Faculdade Espírito Santo e foram realizadas conforme os fundamentos mais gerais da teoria cognitivo-comportamental. Por ser considerada passível de ser identificada por um conjunto estável de sinais e sintomas, a ansiedade dos alunos foi estudada pelo método psicopatológico fenomenológico-descritivo. Os resultados observados indicaram mudanças no perfil comportamental e psicológico dos alunos participantes das oficinas, conforme relatado por eles mesmos e segundo identificado pela observação do comportamento. As mudanças observáveis permaneceram estáveis ao longo das oficinas, o que torna esta intervenção, segundo consideramos, elegível para estudos mais abrangentes – com avaliações e métodos quantitativos. Conclui-se, desse modo, que, embora novos estudos em torno das oficinas sejam necessários para a verificação quantificável dos seus impactos, a replicação supervisionada das mesmas já se torna possível. O estudo ainda apresenta um resumo completo das principais características dos Transtornos de Ansiedade que pode ser útil para toda sorte de profissionais da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES