MANUSEIO DA ANSIEDADE E DO ESTRESSE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO:
um relato de experiência
Resumo
O estudo se propôs a identificar as modificações psicológicas e comportamentais observadas por meio da realização de oficinas de manuseio da ansiedade e do estresse com estudantes do Instituto Federal da Bahia, campus Eunápolis. As oficinas fizeram parte de um programa de extensão do curso de Psicologia da Faculdade Espírito Santo e foram realizadas conforme os fundamentos mais gerais da teoria cognitivo-comportamental. Por ser considerada passível de ser identificada por um conjunto estável de sinais e sintomas, a ansiedade dos alunos foi estudada pelo método psicopatológico fenomenológico-descritivo. Os resultados observados indicaram mudanças no perfil comportamental e psicológico dos alunos participantes das oficinas, conforme relatado por eles mesmos e segundo identificado pela observação do comportamento. As mudanças observáveis permaneceram estáveis ao longo das oficinas, o que torna esta intervenção, segundo consideramos, elegível para estudos mais abrangentes – com avaliações e métodos quantitativos. Conclui-se, desse modo, que, embora novos estudos em torno das oficinas sejam necessários para a verificação quantificável dos seus impactos, a replicação supervisionada das mesmas já se torna possível. O estudo ainda apresenta um resumo completo das principais características dos Transtornos de Ansiedade que pode ser útil para toda sorte de profissionais da educação.
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