POR QUE ENSINAR CIÊNCIAS DESDE CEDO? UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo discutir a importância do ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando sua relevância para a formação integral do indivíduo. Historicamente, essa etapa escolar tem priorizado o ensino de Língua Portuguesa e Matemática, conforme evidenciado por políticas públicas e sistemas de avaliação como o Saeb, o que marginaliza outras áreas do conhecimento, incluindo as Ciências. Essa desvalorização compromete a formação cidadã e afeta as etapas subsequentes da escolarização. Para atingir o objetivo, foi realizada uma revisão de literatura qualitativa no portal Periódicos Capes, analisando estudos que discutem o ensino de Ciências nessa fase. Os resultados apontam que a disciplina ainda é tratada de forma secundária, revelando uma lacuna significativa na abordagem e aprofundamento desse componente curricular nos anos iniciais da educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).