POR QUE ENSINAR CIÊNCIAS DESDE CEDO? UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Autores

  • José Souza Moreira

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo discutir a importância do ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando sua relevância para a formação integral do indivíduo. Historicamente, essa etapa escolar tem priorizado o ensino de Língua Portuguesa e Matemática, conforme evidenciado por políticas públicas e sistemas de avaliação como o Saeb, o que marginaliza outras áreas do conhecimento, incluindo as Ciências. Essa desvalorização compromete a formação cidadã e afeta as etapas subsequentes da escolarização. Para atingir o objetivo, foi realizada uma revisão de literatura qualitativa no portal Periódicos Capes, analisando estudos que discutem o ensino de Ciências nessa fase. Os resultados apontam que a disciplina ainda é tratada de forma secundária, revelando uma lacuna significativa na abordagem e aprofundamento desse componente curricular nos anos iniciais da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES