PROCESSO APRENDIZAGEM - A AVALIAÇÃO
Resumo
A avaliação escolar se faz um processo amplo que representa, por sua vez, muito mais do que uma simples prova ou uma resolução de uma lista de exercícios repetitivos, sendo uma prática comum entre os educadores no ensino. Assim, se busca tratar do critério e dos métodos das avaliações no ensino com o intuito de perceber o quanto elas são capazes de demonstrar o aprendizado ou não do conteúdo, analisando assim se são ferramentas pedagógicas eficazes, e se não, quais os maiores problemas encontrados nelas, buscando o que pode ser melhorado. O problema de pesquisa elencado neste estudo em comento foi: qual importância de uso de diferentes ferramentas na educação como instrumento de avaliação? O objetivo geral da pesquisa é compreender a importância do uso de diferentes ferramentas de avaliação na educação como instrumento de avaliação de aprendizagem. Os objetivos específicos são: compreender as avaliações escolares, avaliar os documentos norteadores da avaliação na educação e o papel do professor em adequar o ensino e avaliar os alunos bem como a prática docente e analisar diferentes formas de avaliação na educação. Essa escolha de tema é de suma importância para trazer uma revisão literária acadêmica sobre formas e métodos, além de critérios a serem implementados na avaliação escolar, buscando realmente verificar o aprendizado e o processo de ensino, e não apenas uma forma conteudista de avaliação. O método aplicado nesta pesquisa foi o de coleta de dados, senso assim via uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa.
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