OS DESAFIOS DA COORDENAÇÃO DE ENSINO NA BUSCA POR RESULTADOS E ENGAJAMENTO NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Michelle Costa da Silva

Resumo

O presente trabalho investiga os desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico no ambiente escolar, com foco em sua atuação na promoção de resultados educacionais e engajamento na aprendizagem. Por meio de uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, o estudo analisa a multiplicidade de funções atribuídas a esse profissional que, muitas vezes, extrapolam suas atribuições originais e comprometem seu papel formador. O coordenador é visto como agente articulador do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e mediador entre gestão, docentes, alunos e comunidade. O estudo destaca a necessidade de uma formação contínua e da definição clara de suas responsabilidades, a fim de evitar sobrecargas e garantir a construção de um ambiente escolar democrático, participativo e eficaz no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES