OS DESAFIOS DA COORDENAÇÃO DE ENSINO NA BUSCA POR RESULTADOS E ENGAJAMENTO NA APRENDIZAGEM
Resumo
O presente trabalho investiga os desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico no ambiente escolar, com foco em sua atuação na promoção de resultados educacionais e engajamento na aprendizagem. Por meio de uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, o estudo analisa a multiplicidade de funções atribuídas a esse profissional que, muitas vezes, extrapolam suas atribuições originais e comprometem seu papel formador. O coordenador é visto como agente articulador do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e mediador entre gestão, docentes, alunos e comunidade. O estudo destaca a necessidade de uma formação contínua e da definição clara de suas responsabilidades, a fim de evitar sobrecargas e garantir a construção de um ambiente escolar democrático, participativo e eficaz no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).