A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA NEUROCIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM DE CADA INDIVÍDUO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar, através dos estudos da neurociência, o potencial cérebro/mente, como reconhecimento e valorização da união desses elementos para o processo de maturação do ensino e da aprendizagem e a conscientização do indivíduo por si próprio. O ato de aprender não acontece apenas em uma área do cérebro e de apenas uma única forma, bem como não existe apenas uma forma de ensinar, mas sim as relações e conexões entre as sinapses nervosas de diferentes áreas cerebrais, em conjunto com estímulos em diversas áreas corporais, possibilitam assim que uma pessoa possa criar algo em seu cérebro/mente e, por sua vez, poderá ser efetuado pelo corpo deste sujeito, contudo o homem não toma ciência sobre tal ato até a execução, pois as conexões neurais “trabalham” de maneira extremamente veloz e imperceptível para cada um, de forma que o ser humano constrói e reconstrói suas ideias mentais em poucos segundos, a cada decisão que toma em seu dia a dia. O vínculo das relações interpessoais formadas por cada um é ponto vital para a fundamentação das características individuais de cada um, pois a forma como cada indivíduo percebe e interage tanto física quanto psicologicamente no ambiente onde está inserido demonstra as possibilidades de assimilação das ideias presentes do meio sobre cada um, contudo não são apenas tais influências que estarão presentes na formação de um indivíduo pleno das potencialidades e capacidades, pois toda ação/movimento proposto por um sujeito irá ter impacto nas ações de outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
Português
English