Um estudo exploratório sobre os recursos não verbais do professor como fatores interativo e cognitivo

Autores

  • Tânia Afonso Chaves PUC Minas.
  • Francisco Ângelo Coutinho PUC Minas.
  • Eduardo Fleury Mortimer PUC Minas.

Palavras-chave:

expressividade, professor, recursos não verbais, sala de aula.

Resumo

Os recursos não verbais, elementos importantes na expressividade do professor, podem apresentar-se como fatores cognitivos e interativos na dinâmica da sala de aula. É importante que a educação
perceba essa interface e atribua valor para a expressão não verbal no trabalho do docente. A me-todologia eleita para este estudo exploratório foi a análise da bibliografia sobre este tema e a in-terpretação parcial de dados de pesquisa em andamento.Constituem motivações subjacentes a este
trabalho a necessidade de contribuir para a Educação na formação de professores e também para a
Fonoaudiologia, indicando que o trabalho acerca da expressividade do professor deve contemplar
as diferentes dimensões do agir comunicativo e pode ser muito mais amplo do que aquele que vem
sendo desenvolvido e que, muitas vezes, restringe-se especificamente aos cuidados com a voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Afonso Chaves, PUC Minas.

Doutoranda em Educação – Faculdade de Educação/UFMG.

Francisco Ângelo Coutinho, PUC Minas.

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Educação/PUC Minas.

Eduardo Fleury Mortimer, PUC Minas.

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação/UFMG.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS