As práticas educativas vivenciadas pelo pedagogo nos hospitais: possibilidades e desafios
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem. Práticas pedagógicas. Educação. Saúde.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada acerca das práticas educativas desenvolvidas porpedagogos em ambiente hospitalar. A temática procura, a partir de um olhar pedagógico atento,
compreender o processo de superação das dificuldades do aluno na educação, suas preocupações,
seus desafios e suas limitações. A intencionalidade dessa abordagem é conhecer o processo ensino-aprendizagem das crianças hospitalizadas e a ação dos profissionais da educação que se interessam
por essa área. A reflexão é feita a partir de questionamentos relevantes que estão agregados ao
processo humanizador de educação e saúde. Busca-se, com base em referenciais teóricos, construir
a partir de diálogos um maior entendimento sobre a importância dessas práticas pedagógicas na
evolução do aprendizado. No primeiro momento, é destacada a valorização das atividades pedagó-gicas como importantes instrumentos de experiência na aprendizagem e como fator de estimulação
à saúde e ao bem-estar da criança. Analisa-se o planejamento das práticas, as perspectivas em
relação à sua elaboração e qual a melhor forma de desenvolvê-las. O segundo momento apresenta
um conjunto de práticas educativas que podem ser utilizadas no contexto hospitalar, as quais ser-vem como sugestão para serem exploradas de maneira prazerosa, estabelecendo um envolvimento
com um aprendizado que é capaz de modificar, sem perder de vista a simbologia da ludicidade que
motiva o interesse e o desejo de aprender.
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ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
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