O cuidar e o educar na educação infantil: agindo e interagindo na práxis pedagógica
Palavras-chave:
Educação Infantil, Cuidar e Educar, capacitação e prática pedagógica.Resumo
Os debates de estudiosos em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as Instituiçõesde Educação Infantil incorporem, de maneira integrada, as funções de Cuidar e Educar para promover o
desenvolvimento integral e harmônico das crianças. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral
analisar o cuidar e o educar com crianças de 1 a 3 anos, em três escolas particulares de Belo Horizonte. Assim,
o primeiro capítulo apresenta um breve histórico da Educação Infantil, destacando sucintamente os principais
teóricos que contribuíram para o delineamento do tema. No segundo capítulo, fez-se a caracterização do cuidar e
do educar, com exemplos retirados da prática cotidiana. No terceiro capítulo foi investigado, através da pesquisa
de campo, se o cuidar e o educar estão acontecendo, signifi cativamente, nas escolas pesquisadas, se os espaços
físicos estão adequados para as crianças dessa faixa etária (1 a 3 anos), e qual a percepção dos profi ssionais da
escola, professores e coordenadores, sobre a importância da integração desses dois processos. Este trabalho foi de
suma importância, pois possibilitou-nos a oportunidade de estabelecer a relação dos aportes teóricos pesquisados
e estudados com a prática realizada nas escolas de Educação Infantil.
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RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC
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