O processo de alfabetização (5 e 6 anos) na perspectiva Piagetiana : Desafios a uma ação educativa eficaz
Palavras-chave:
Alfabetização, desenvolvimento cognitivo, Construtivismo.Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado em três instituições de ensino da rede particular de Belohorizonte - Minas Gerais, tendo como público alvo alunos e professores.
investigamos a concepção utilizada pelas escolas no processo de alfabetização, se os professores consideram a
utilização dessa concepção relevante para o processo de ensino e aprendizagem, e as etapas do desenvolvimento
cognitivo em que as crianças se encontram.
O principal objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de alfabetização (5 e 6 anos) na perspectiva piagetiana,
buscando entender os desafios e as dificuldades enfrentados pelos professores e alunos durante o processo.
Procurou-se diagnosticar quais as contribuições dos estudos feitos por Piaget e seus seguidores e como eles têm
contribuído no processo de alfabetização.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).