O processo de alfabetização (5 e 6 anos) na perspectiva Piagetiana : Desafios a uma ação educativa eficaz

Autores

  • Bruna Nogueira de Lima Santos PUC Minas.
  • Camila de Fátima Rocha PUC Minas.
  • Gabriela Crepaldi Felizardo PUC Minas.
  • Mariana Souza Leite PUC Minas.

Palavras-chave:

Alfabetização, desenvolvimento cognitivo, Construtivismo.

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado em três instituições de ensino da rede particular de Belo
horizonte - Minas Gerais, tendo como público alvo alunos e professores.
investigamos a concepção utilizada pelas escolas no processo de alfabetização, se os professores consideram a
utilização dessa concepção relevante para o processo de ensino e aprendizagem, e as etapas do desenvolvimento
cognitivo em que as crianças se encontram.
O principal objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de alfabetização (5 e 6 anos) na perspectiva piagetiana,
buscando entender os desafios e as dificuldades enfrentados pelos professores e alunos durante o processo.
Procurou-se diagnosticar quais as contribuições dos estudos feitos por Piaget e seus seguidores e como eles têm
contribuído no processo de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC