Produção de material lúdico para o processo de alfabetização de crianças com Síndrome de Down

Autores

  • Elizângela Timóteo Brito PUC Minas.
  • Patrícia Meinberg PUC Minas.

Palavras-chave:

Síndrome de Down, inclusão, Escola comum.

Resumo

Com a inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola comum, muitos professores não estão preparados
para recebê-los em sua classe. Sendo assim, essas crianças não estão sendo incluídas devidamente. Esta intervenção
tem como objetivo construir um material lúdico que favoreça o processo de ensino-aprendizagem da criança com
síndrome de Down na escola comum.
Por meio de nossa intervenção, foi possível identificar que a escola deve fornecer mais apoio ao professor
através de programas, cursos, palestras e capacitação, para que possam realizar um trabalho de mais qualidade e
direcionado à deficiência, no caso, a Síndrome de Down. Há também uma necessidade contínua de avaliação do
aluno para acompanhá-lo e deixá-lo desenvolver a seu tempo.
Vários jogos lúdicos foram aplicados, uma vez que criança com SD tem o seu desenvolvimento lento e
se dispersa com facilidade. Dessa forma, é possível contribuir para o seu desenvolvimento motor, cognitivo e da
linguagem.
oprocesso de alfabetização desse aluno é bem lento, e o professor deve adaptar-se, agindo com flexibilidade
e planejando atividades que permitam sua real integração diante dos novos desafios e das etapas do seu processo
de ensino-aprendizagem utilizando materiais lúdicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizângela Timóteo Brito, PUC Minas.

Aluna graduada do Curso de Pedagogia da PUC Minas.

Patrícia Meinberg, PUC Minas.

Aluna graduada do Curso de Pedagogia da PUC Minas.

Downloads

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC