Pedagogia do Silêncio: As sendas da docilidade

Autores

  • Marina Paulino PUC Minas.
  • Magali Reis PUC Minas.

Palavras-chave:

Relações de poder. Controle. Infância. Silêncio. Corpo dócil.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como as relações de poder e controle atravessam o corpo infantil através de práticas discursivas, de alianças estratégicas criadas ao longo do período histórico, que contribuíram decisivamente para colonizar e homogeneizar nossas percepções sobre a infância, operando também para o seu silêncio. Partindo de apontamentos acerca da disciplina escolar sob a perspectiva foucaultiana, as análises buscaram retratar a passagem da sociedade disciplinar para a sociedade do controle moderno, implícito, silencioso e econômico, que teve como principal objetivo a produção de um corpo dócil e mudo. Procurou-se considerar alguns aspectos essenciais: o primeiro refere-se a uma produção disciplinar que acompanha a evolução social, investindo na normalização e produtividade dos corpos; o segundo, discute como a infância é capturada na modernidade através dos processos de institucionalização e governamento. A lógica disciplinar ainda fortemente localizável no cotidiano escolar é o ultimo aspecto discutido no artigo.

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Biografia do Autor

Marina Paulino, PUC Minas.

Pedagoga formada pela PUC Minas campus de Poços de Caldas

Magali Reis, PUC Minas.

Doutora em Educação e Professora do Curso de Pedagogia da PUC Minas.

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Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS