Educação e Patrimônio: O papel da Escola na preservação e valorização do Patrimônio Cultural
Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Patrimônio Cultural, Escola, Educação Urbana.Resumo
O presente artigo situa, a partir de uma retrospectiva do processo de definição do patrimônio histórico cultural no Brasil, a possibilidade de ações orientadas para um trabalho de conscientização e preservação do patrimônio cultural no país no âmbito das instituições escolares. Tal trabalho se concretiza na proposta da Educação Patrimonial, perspectiva pedagógica que visa a um processo de valorização, conhecimento e preservação do patrimônio cultural de nossa sociedade. Tendo como pressupostos as propostas de temas transversais nos Parâmetros Curriculares Nacionais e a orientação metodológica para o trabalho com a Educação Patrimonial expresso no Guia Básico do tema, elaborado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), os quais permitem se pensar em práticas a serem realizadas na escola, serão apresentados os principais fatores que ainda mantêm uma visão parcial acerca da amplitude do tema. A fim de se indicar o papel da escola neste movimento, enfatiza-se a Educação Urbana, que apresenta um caminho de efetivação do trabalho com a Educação Patrimonial, uma vez que a amplitude do tema acaba sendo refletida, ora no desconhecimento da relevância de práticas neste âmbito, ora em visões restritas acerca do tema, que ainda parece se mostrar, em muitos aspectos, longe da articulação com os conteúdos escolares, bem como com as vivências dos alunos.
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