Educação e Patrimônio: O papel da Escola na preservação e valorização do Patrimônio Cultural

Autores

  • Camila Rodrigues Maltêz PUC MINAS
  • Cristiane Paula Corrêa Sobrinho PUC Minas
  • Daphne Lorene Alves Bittencourt PUC Minas
  • Kelly dos Reis Miranda
  • Lilian Nascimento Martins PUC Minas
  • Magali de Castro PUC Minas

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Patrimônio Cultural, Escola, Educação Urbana.

Resumo

O presente artigo situa, a partir de uma retrospectiva do processo de definição do patrimônio histórico cultural no Brasil, a possibilidade de ações orientadas para um trabalho de conscientização e preservação do patrimônio cultural no país no âmbito das instituições escolares. Tal trabalho se concretiza na proposta da Educação Patrimonial, perspectiva pedagógica que visa a um processo de valorização, conhecimento e preservação do patrimônio cultural de nossa sociedade. Tendo como pressupostos as propostas de temas transversais nos Parâmetros Curriculares Nacionais e a orientação metodológica para o trabalho com a Educação Patrimonial expresso no Guia Básico do tema, elaborado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), os quais permitem se pensar em práticas a serem realizadas na escola, serão apresentados os principais fatores que ainda mantêm uma visão parcial acerca da amplitude do tema. A fim de se indicar o papel da escola neste movimento, enfatiza-se a Educação Urbana, que apresenta um caminho de efetivação do trabalho com a Educação Patrimonial, uma vez que a amplitude do tema acaba sendo refletida, ora no desconhecimento da relevância de práticas neste âmbito, ora em visões restritas acerca do tema, que ainda parece se mostrar, em muitos aspectos, longe da articulação com os conteúdos escolares, bem como com as vivências dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rodrigues Maltêz, PUC MINAS

Graduada em Pedagogia - Aprofundamento, Gestão e Docência na Educação Infantil - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde atualmente é aluna do Programa de Pós- Graduação em Educação - Mestrado, na linha de pesquisa "Educação Escolar: Políticas e Práticas Curriculares, Cotidiano e Cultura" (eixo temático: "Educação, Cotidiano e Diferença Cultural").

Magali de Castro, PUC Minas

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, desde 1994, fez estágio de Formação de Pesquisa em Ciências Sociais, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, France, de janeiro a dezembro de 1991, junto à Professora Monique de Saint-Martin. Estudos pós-doutorais no Institut National de Recherche Pédagogique - INRP, Paris, France, junto à Professora Anne-Marie Chartier, no primeiro semestre de 2007, tendo concluído a pesquisa "Universitarização da formação de professores para a escola básica: a experiência do Brasil e da França". Formada em Pedagogia, pela Faculdade de Educação da UFMG, em 1969 e Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria, R.S, em 1974. Foi professora do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG de 31/03/1970 a 16/06/1994 e professora do Curso de Pós Graduação em Educação da PUC Minas, da Linha de Pesquisa: Profissão docente - constituição e memória, de 02/03/1998 a 06/03/2012; Foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente - GEPPDOC, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, de 2004 até março de 2012. Participou de comissões verificadoras para avaliação de cursos superiores de 1976 a 2002, como consultora ad hoc da SESu/MEC. Em sua produção acadêmica, vem privilegiando a questão da profissão docente, da formação de professores para a escola básica e a pesquisa em educação.

Downloads

Publicado

2013-02-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS