A dinâmica da criança com síndrome de Down no cotidiano escolar
Palavras-chave:
Síndrome de Down, Processo educativo, Legislação, Escola, Família.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas utilizadas pelos educadores no processo educativo de alunos com síndrome de Down, bem como as relações estabelecidas entre a escola, o professor e a família neste processo. Essas relações visam à construção de uma formação que busque a concretização de uma perspectiva da educação contemporânea que é o verdadeiro sentido da expressão "sociedade inclusiva". Apresenta, ainda, alguns pontos relevantes quanto ao processo educativo da criança com síndrome de Down, tendo em vista as demandas contemporâneas da sociedade que cada vez mais espera que essas crianças alcancem um nível de desenvolvimento que as torne o mais autônomas possível, com maiores habilidades e competências, no intuito de adequá-las ao padrão de normalidade estabelecido pela sociedade. Analisa também a importância da participação da família no processo educativo dessas crianças, atuando como colaboradores, demonstrando que a família deve manter-se em permanente interação com a escola, no intuito de conhecer e ampliar as intervenções pedagógicas por ela realizadas, para que tenham um aprendizado significativo tanto na escola quanto em casa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).