A dinâmica da criança com síndrome de Down no cotidiano escolar

Autores

  • Alice Cristina Ramos de Almeida PUC Minas
  • Cláudia Maria do Nascimento PUC Minas
  • Lúcia Francisca da Costa Costa PUC Minas
  • Patrícia Fonseca Ramos PUC Minas
  • Suely Aparecida Vieira PUC Minas
  • Vera Lucia Lins Sant’ Anna PUC Minas

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Processo educativo, Legislação, Escola, Família.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas utilizadas pelos educadores no processo educativo de alunos com síndrome de Down, bem como as relações estabelecidas entre a escola, o professor e a família neste processo. Essas relações visam à construção de uma formação que busque a concretização de uma perspectiva da educação contemporânea que é o verdadeiro sentido da expressão "sociedade inclusiva". Apresenta, ainda, alguns pontos relevantes quanto ao processo educativo da criança com síndrome de Down, tendo em vista as demandas contemporâneas da sociedade que cada vez mais espera que essas crianças alcancem um nível de desenvolvimento que as torne o mais autônomas possível, com maiores habilidades e competências, no intuito de adequá-las ao padrão de normalidade estabelecido pela sociedade. Analisa também a importância da participação da família no processo educativo dessas crianças, atuando como colaboradores, demonstrando que a família deve manter-se em permanente interação com a escola, no intuito de conhecer e ampliar as intervenções pedagógicas por ela realizadas, para que tenham um aprendizado significativo tanto na escola quanto em casa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Lins Sant’ Anna, PUC Minas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atuou como Coordenadora do setor de Práticas Educativas do ICH(2002-2007) e editora da Revista do Instituto de Ciências Humanas.Editora gerente da Revista Pedagogia em ação do Curso de Pedagogia da Puc Minas e Professor adjunto iii do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, metodologias, competências e habilidades, práticas educativas, religião e docência.

Downloads

Publicado

2013-02-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS