Caracterização das práticas pedagógicas como ferramenta para o aprendizado de crianças com TDAH

Autores

  • Glaciane Lopes de Silva PUC Minas
  • Hariádila Eler de Moura Freitas PUC Minas
  • Luciene de Sousa Andrade PUC Minas
  • Mariane França Melo PUC Minas
  • Vera Lúcia Lins Santana PUC Minas

Palavras-chave:

TDAH, Práticas Pedagógicas, Aprendizagem.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerado o transtorno mais diagnosticado atualmente, está presente em torno de 5% da população em idade escolar. Trata-se de um tema controverso na sociedade e um desafio frequente nas escolas que requer a abertura de um espaço privilegiado de reflexão e discussão sobre ele. Crianças cujos problemas com atenção, impulsividade e hiperatividade atingem certo nível têm uma incapacidade em seu desenvolvimento conhecida como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Nesse sentido, o artigo visa apresentar algumas práticas pedagógicas que podem ser utilizadas como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem dessas crianças. Nele sugerimos como o professor pode auxiliar e educar o aluno que apresenta esse transtorno. Diferentes propostas serão apresentadas, todas baseadas em perspectivas teóricas que proporcionam uma reflexão sobre o assunto. Essas ações pedagógicas somam-se às didáticas e metodologias que possibilitam enfrentar com mais eficácia as dificuldades dos alunos com TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hariádila Eler de Moura Freitas, PUC Minas

Experiência profissional na área de educação, adquirida através do acompanhamento da Coordenação Pedagógica, na elaboração de eventos, palestras e projetos. Atendimento como Auxiliar de Classe de Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Experiência profissional em atividades de Secretaria e Administração Escolar, como atendimento aos pais, atendimento ao funcionário, elaboração e execução de documentos educacionais e administrativos, pagamentos em geral, controles de entrada e saída financeiras, de suprimentos e do Departamento Pessoal. Experiência profissional como Professora na Educação Infantil(Maternal 2) e EJA(Núcleo de Idosos Dom Cabral/BH). Experiência profissional como Professora de Balé, trabalhando danças contemporâneas para a socialização e conhecimento corporal e musical com crianças de 3 a 6 anos. Experiência no ensino e acompanhamento a alunos com necessidades educacionais especiais através de estágios (Núcleo Caminho para Jesus e NAI). Participação em montagem de projetos educacionais para o Ensino Religioso. Participação em Projetos de Extensão do Núcleo Educativo da PROEX/PUC Minas envolvendo assuntos relacionados a EJA e ao Programa Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte.

Vera Lúcia Lins Santana, PUC Minas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atuou como Coordenadora do setor de Práticas Educativas do ICH(2002-2007) e editora da Revista do Instituto de Ciências Humanas.Editora gerente da Revista Pedagogia em ação do Curso de Pedagogia da Puc Minas e Professor adjunto iii do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, metodologias, competências e habilidades, práticas educativas, religião e docência.

Downloads

Publicado

2013-02-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS