Caracterização das práticas pedagógicas como ferramenta para o aprendizado de crianças com TDAH
Palavras-chave:
TDAH, Práticas Pedagógicas, Aprendizagem.Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerado o transtorno mais diagnosticado atualmente, está presente em torno de 5% da população em idade escolar. Trata-se de um tema controverso na sociedade e um desafio frequente nas escolas que requer a abertura de um espaço privilegiado de reflexão e discussão sobre ele. Crianças cujos problemas com atenção, impulsividade e hiperatividade atingem certo nível têm uma incapacidade em seu desenvolvimento conhecida como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Nesse sentido, o artigo visa apresentar algumas práticas pedagógicas que podem ser utilizadas como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem dessas crianças. Nele sugerimos como o professor pode auxiliar e educar o aluno que apresenta esse transtorno. Diferentes propostas serão apresentadas, todas baseadas em perspectivas teóricas que proporcionam uma reflexão sobre o assunto. Essas ações pedagógicas somam-se às didáticas e metodologias que possibilitam enfrentar com mais eficácia as dificuldades dos alunos com TDAH.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).