Classe Hospitalar: um caminho possível para inserção, permanência e continuidade do processo educativo

Autores

  • Alcione da Cruz Rocha Alves PUC Minas
  • Érica Aparecida Tavares Arco Verde PUC Minas
  • Janaína Lima Batista PUC Minas
  • Lílian Regina Vilela PUC Minas
  • Michele Maria Soares Couto PUC Minas
  • Sandra Yara Mariano PUC Minas
  • Tânia Mara Brum PUC Minas
  • Vera Lucia Lins Sant’Anna PUC Minas

Palavras-chave:

Pedagogo. Classe Hospitalar. Processo ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a necessidade de implantação de Classes Hospitalares no âmbito hospitalar, além de analisar a necessidade da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar no processo ensino-aprendizagem dos pacientes internados; conceituar e caracterizar a Classe Hospitalar como um ambiente que, além de proporcionar o atendimento à assistência médica, passa a se configurar como um espaço de educação; e pontuar a importância da mediação do pedagogo na interação hospital/escola, que contribui para a permanência e continuidade do processo educativo dos enfermos. A criança enferma tem uma rotina estressante, por não poder estar em contato com sua família e seus amigos. A rotina hospitalar requer modificações nos papéis sociais aos quais a criança estava acostumada em seu dia-a-dia, inclusive sua ida à escola Dessa forma, objetiva-se, com este artigo, ressaltar a importância de se começar a pensar o hospital como um espaço efetivo à continuidade do processo ensino-aprendizagem dos pacientes internados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Lins Sant’Anna, PUC Minas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atuou como Coordenadora do setor de Práticas Educativas do ICH(2002-2007) e editora da Revista do Instituto de Ciências Humanas.Editora gerente da Revista Pedagogia em ação do Curso de Pedagogia da Puc Minas e Professor adjunto iii do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, metodologias, competências e habilidades, práticas educativas, religião e docência.

Downloads

Publicado

2013-02-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS