Classe Hospitalar: um caminho possível para inserção, permanência e continuidade do processo educativo
Palavras-chave:
Pedagogo. Classe Hospitalar. Processo ensino-aprendizagem.Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a necessidade de implantação de Classes Hospitalares no âmbito hospitalar, além de analisar a necessidade da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar no processo ensino-aprendizagem dos pacientes internados; conceituar e caracterizar a Classe Hospitalar como um ambiente que, além de proporcionar o atendimento à assistência médica, passa a se configurar como um espaço de educação; e pontuar a importância da mediação do pedagogo na interação hospital/escola, que contribui para a permanência e continuidade do processo educativo dos enfermos. A criança enferma tem uma rotina estressante, por não poder estar em contato com sua família e seus amigos. A rotina hospitalar requer modificações nos papéis sociais aos quais a criança estava acostumada em seu dia-a-dia, inclusive sua ida à escola Dessa forma, objetiva-se, com este artigo, ressaltar a importância de se começar a pensar o hospital como um espaço efetivo à continuidade do processo ensino-aprendizagem dos pacientes internados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).