Fazendo arte para aprender: A importância das artes visuais no ato educativo

Autores

  • Elizangela Aparecida da Silva PUC Minas
  • Fernanda Rodrigues Oliveira PUC Minas
  • Letícia Scarabelli PUC Minas
  • Maria Lorena de Oliveira Costa PUC Minas
  • Sâmyla Barbosa Oliveira PUC Minas
  • Vera Lucia Lins Sant’Anna PUC Minas

Palavras-chave:

Artes Visuais, Cognitivo, Interação Social, Afetivo.

Resumo

O presente artigo apresenta o histórico da arte, vista como uma ciência que, para ser reconhecida institucionalmente, percorreu um longo caminho, a importância de se trabalhar as Artes Visuais dentro da sala de aula, fazendo uma reflexão sobre o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criança através das diferentes linguagens artísticas presentes nas Artes Visuais, identificando e mostrando como a criança se desenvolve na aprendizagem através das Artes Visuais (pintura, desenho, arte tridimensional (modelagem), recorte e colagem). Neste trabalho, usamos aportes teóricos ligados a Artes Visuais, Arte e Educação, Psicologia (desenvolvimento infantil), Educação, Documentos Legais que abordam a questão do ensino da Arte para a criança e, no contexto atual de um mundo globalizado, a questão da Mídia como divulgadora e influenciadora da produção artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Lins Sant’Anna, PUC Minas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atuou como Coordenadora do setor de Práticas Educativas do ICH(2002-2007) e editora da Revista do Instituto de Ciências Humanas.Editora gerente da Revista Pedagogia em ação do Curso de Pedagogia da Puc Minas e Professor adjunto iii do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, metodologias, competências e habilidades, práticas educativas, religião e docência.

Downloads

Publicado

2013-02-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS