A inclusão dos marginalizados na escola

Autores

  • Alice Cristina Ramos de Almeida PUC Minas
  • Sérgio de Freitas Oliveira PUC Minas

Resumo

Este artigo traz à discussão a realidade atual, em que muitas pessoas são excluídas, vivendo às margens da sociedade. Uma das grandes dificuldades encontradas por essas pessoas é se manterem na escola. A partir do filme Vem dançar, este artigo discute a postura dos professores e dos gestores escolares diante da inclusão escolar dessas pessoas e levanta as seguintes questões: Qual o papel da escola diante dessa situação? Como a escola pode devolver a esses jovens sua dignidade perdida? Como os educadores podem se posicionar diante dessas pessoas?

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Biografia do Autor

Sérgio de Freitas Oliveira, PUC Minas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988) e graduação em Letras - Português e Latim pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971). Atualmente é professor adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, vinculado ao Departamento de Educação e autônomo da Fundação Universidade de Itaúna, coordenando a equipe de provas do vestibular. Na FUMARC, coordena equipe de provas de concursos públicos. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Trabalho Científico, Metodologia de Alfabetização e Letramento, Estágio Supervisionado, seleção docente, educação básica, educação inclusiva, formação de professores, extensão universitária, assessoria técnica e pedagógica, revisão de textos.

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Publicado

2013-02-22

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES/COMUNICATION