Infância e Cultura

Autores

  • Magali Reis PUC Minas

Palavras-chave:

Infância. Cultura. Sociedade. Educação.

Resumo

O estudo procura refletir sobre a relação cultura e infância, tendo como referencial teórico os estudos culturais. O trabalho discute conceitos de infância disseminados no meio acadêmico e o conceito de cultura fundamentado nos estudos de Raymond Williams. Dentre os vários conceitos desenvolvidos por Williams, serão destacados os conceitos de cultura, cultura “culta” e cultura de “massa”, relacionando-os ao conceito de classe social, e o de sistema de significados inter-relacionados, os quais nos auxiliarão na discussão e compreensão da relação infância e cultura. O estudo discute a relação entre produção e reprodução da cultura adulta pela criança, opondo-se à noção de kindercultura como uma construção própria da infância. O estudo mostrou que a noção de cultura utilizada nos estudos recentes sobre cultura infantil está impregnada de
uma visão de mundo dominante e adultocêntrica, impedindo que as reflexões sobre a produção cultural pela criança alcancem legitimidade e destaque seja na sociedade, seja na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali Reis, PUC Minas

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, em Belo
Horizonte.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS