A atuação do professor na dinâmica pedagógica do ensino religioso: Perspectivas e desafios (6º a 9º anos do ensino fundamental).

Autores

  • Alisson Vinícius dos Santos PUC Minas
  • Ana Maria Bittencourt Bastani PUC Minas
  • Barbara do Carmo Linhares PUC Minas
  • Caroline Cristina Souza de Paulo PUC Minas
  • Graciela Maria Soares PUC Minas
  • Natielle Lopes Cruz de Souza PUC Minas
  • Rita de Cássia Cardoso Junqueira Barbosa PUC Minas
  • Vera Lúcia Lins Sant’Anna PUC Minas

Palavras-chave:

Ensino Religioso - visão histórica – metodologia – linguagem

Resumo

O objetivo do trabalho foi investigar os desafios que o professor de Ensino Religioso sofreu ao longo da história, desde o período da colonização do Brasil até a contemporaneidade, da mesma maneira conhecer as perspectivas dessa disciplina para alunos, professores, coordenadores e diretores a partir da análise de duas escolas públicas, uma de Belo Horizonte e outra de Contagem. Para resguardar a identidade das escolas, assim como seus profissionais e educandos utilizamos nomes fictícios para nos referirmos aos mesmos. Chamaremos de “Escola A” a instituição localizada na cidade de Belo Horizonte que pertence à Rede Estadual de Educação e “Escola B” a instituição localizada na cidade de Contagem pertencente à Rede Municipal de Ensino. Ambas as instituições recebem alunos do 1º ao 9º ano. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi pesquisa bibliográfica e de campo. Buscamos autores que abordam o papel do professor de Ensino Religioso e outros que citam os desafios, a compreensão, a configuração e complementação do Ensino Religioso como área do conhecimento no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Vinícius dos Santos, PUC Minas

Graduandos do Curso de Pedagogia da PUC Minas(COREU)

Ana Maria Bittencourt Bastani, PUC Minas

Graduandos do Curso de Pedagogia da PUC Minas(COREU)

Barbara do Carmo Linhares, PUC Minas

Graduandos do Curso de Pedagogia da PUC Minas(COREU)

Caroline Cristina Souza de Paulo, PUC Minas

Graduandos do Curso de Pedagogia da PUC Minas(COREU)

Graciela Maria Soares, PUC Minas

Graduandos do Curso de Pedagogia da PUC Minas(COREU)

Natielle Lopes Cruz de Souza, PUC Minas

Graduandos do Curso de Pedagogia da PUC Minas(COREU)

Rita de Cássia Cardoso Junqueira Barbosa, PUC Minas

Graduandos do Curso de Pedagogia da PUC Minas(COREU)

Vera Lúcia Lins Sant’Anna, PUC Minas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atuou como Coordenadora do setor de Práticas Educativas do ICH(2002-2007) e editora da Revista do Instituto de Ciências Humanas.Editora gerente da Revista Pedagogia em ação do Curso de Pedagogia da Puc Minas e Professor adjunto iii do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, metodologias, competências e habilidades, práticas educativas, religião e docência.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS