Alfabetização em silêncio
Palavras-chave:
Alfabetização, Práticas Educativas, Criança Surda.Resumo
O presente artigo é fruto do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas, sendo uma comum e uma especial do município de Belo Horizonte. Nas aulas do aprofundamento em Necessidades Educacionais Especiais sobre Surdez, ficamos curiosas para compreender como se dava o processo de alfabetização da criança surda visto que esta é uma língua oral-auditiva e, na maioria das escolas, esse processo se dá por meio do método fônico, ou seja, pelos sons das letras. Nosso objetivo foi analisar as práticas educativas envolvidas no processo de alfabetização da criança surda. Para tanto utilizamos como estratégias metodológicas a observação passiva, grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Abordamos a história da educação da pessoa surda marcada pelo preconceito, bem como os aspectos clínicos da surdez para que o leitor compreenda, a partir deles algumas rotulações e conceitos errôneos que permearam e, ainda permeiam a educação das crianças surdas. Caracterizamos as práticas educativas envolvidas no processo de alfabetização e ao final fizemos uma análise dos dados coletados em campo com as diretoras, coordenadoras, professoras, intérprete de Língua Brasileira de Sinais, alunos e pais.Downloads
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ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS
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