Alfabetização em silêncio

Autores

  • Glaucinéia Patrícia dos Anjos PUC Minas
  • Lossane Romana de Oliveira PUC Minas
  • Thais Abrantes de Oliveira PUC Minas
  • Vanessa Fátima de Souza PUC Minas
  • Vera Lucia Lins Sant’Anna PUC Minas
  • Heliane Alves de Carvalho Costa PUC Minas

Palavras-chave:

Alfabetização, Práticas Educativas, Criança Surda.

Resumo

O presente artigo é fruto do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas, sendo uma comum e uma especial do município de Belo Horizonte. Nas aulas do aprofundamento em Necessidades Educacionais Especiais sobre Surdez, ficamos curiosas para compreender como se dava o processo de alfabetização da criança surda visto que esta é uma língua oral-auditiva e, na maioria das escolas, esse processo se dá por meio do método fônico, ou seja, pelos sons das letras. Nosso objetivo foi analisar as práticas educativas envolvidas no processo de alfabetização da criança surda. Para tanto utilizamos como estratégias metodológicas a observação passiva, grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Abordamos a história da educação da pessoa surda marcada pelo preconceito, bem como os aspectos clínicos da surdez para que o leitor compreenda, a partir deles algumas rotulações e conceitos errôneos que permearam e, ainda permeiam a educação das crianças surdas. Caracterizamos as práticas educativas envolvidas no processo de alfabetização e ao final fizemos uma análise dos dados coletados em campo com as diretoras, coordenadoras, professoras, intérprete de Língua Brasileira de Sinais, alunos e pais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucinéia Patrícia dos Anjos, PUC Minas

Graduadas em Pedagogia com aprofundamento em Necessidades Educacionais Especiais pela PUC MG.

Lossane Romana de Oliveira, PUC Minas

Graduadas em Pedagogia com aprofundamento em Necessidades Educacionais Especiais pela PUC MG.

Thais Abrantes de Oliveira, PUC Minas

Graduadas em Pedagogia com aprofundamento em Necessidades Educacionais Especiais pela PUC MG.

Vanessa Fátima de Souza, PUC Minas

Graduadas em Pedagogia com aprofundamento em Necessidades Educacionais Especiais pela PUC MG.

Vera Lucia Lins Sant’Anna, PUC Minas

Doutora em Ciências da Religião (UMESP), Mestre em Educação (Mackenzie-SP), Professora e
pesquisadora da PUC Minas.

Heliane Alves de Carvalho Costa, PUC Minas

Mestranda em Educação ( PUC Minas); Psicopedagoga; Intérprete de Libras; Professora da PUC Minas;
Coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão: Área da Surdez (PUC Minas).

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS