O imaginário religioso infantil: análise e reflexos no cotidiano escolar
Palavras-chave:
Imaginário. Cotidiano escolar. Infância. Religião.Resumo
Refletir sobre o imaginário religioso infantil tendo como referência o cotidiano escolar exige enfocar autores que reforcem este ponto de vista. A complexidade da sociedade atual e nela incluído o contexto educativo, já não são mais apreendidos por modelos científicos que se fundamentam apenas na objetividade. Essa perspectiva aponta para a necessidade de aumentarmos as lentes de análise postas sobre ela, considerando sua multiplicidade e seus traços. No Brasil, embora discussões teóricas sobre diferentes formas de se conceber a resposta multicultural estejam avançando e políticas curriculares já incorporem a pluralidade cultural como eixo transversal a ser tratado, ainda nos ressentimos de estudos que focalizem, no espaço da sala de aula, as ambiguidades, os desafios e os potenciais no trabalho com os múltiplos sujeitos, no qual a presença do imaginário nas práticas educativas requer uma incessante construção e reconstrução no cotidiano escolar. Por meio da interdisciplinaridade e contextualização, esse tipo de aprendizagem propicia o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento. O aluno aprende a compreender o mundo que o rodeia, o que, sem dúvida, representa um dos maiores desafios da educação. Na presente pesquisa não se pretende fazer um tratado apologético sobre a obra de Durand, mas, sim, reconhecer sua importância nas significativas e ricas contribuições para um melhor entendimento do imaginário em geral e, em especial, do imaginário infantil.Downloads
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ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
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