Currículo e sustentabilidade: Uma análise pertinente

Autores

  • Angélica Santos Espínula PUC Minas
  • Cassiana Matos de Moura PUC Minas
  • Cecília Alamanda de Freitas e Silva PUC Minas
  • Cristiane Teixeira do Amaral PUC Minas
  • Gabriela Ruana Gomes de Oliveira Martins PUC Minas
  • Jani Antônia Fernandes PUC Minas
  • Tatiane Aparecida de Almeida PUC Minas
  • Adilene Gonçalves Quaresma PUC Minas
  • Vera Lúcia Lins Sant’Anna PUC Minas

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Cidadania. Educação. Currículo. Diversidade

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a importância de trabalhar a sustentabilidade para uma boa formação cidadã e a contribuição da mesma para o currículo. Estamos cada vez mais conscientes da necessidade de construir um futuro sustentável na nossa sociedade. Neste sentido, discute-se o significado de sustentabilidade e de currículo para o desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade permeia todas as áreas, os enfoques é que são diferentes. Daí a necessidade de incluí-la como um eixo que orienta as experiências e práticas curriculares, para obtermos um currículo que auxilie na formação de cidadãos mais críticos e conscientes de seus atos o mundo. Este artigo tem como base a discussão sobre a importância da abordagem da sustentabilidade nas escolas, e como a essa temática pode contribuir para o currículo escolar e a formação cidadã do sujeito. Escolhemos este tema por acharmos pertinente ao atual momento em que nossa sociedade se mostra estar cada vez mais consciente da necessidade de construir um futuro sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Santos Espínula, PUC Minas

Aluna do 5º Período do Curso de Pedagogia da PUC Minas COREU em novembro de 2012.

Cassiana Matos de Moura, PUC Minas

Aluna do 5º Período do Curso de Pedagogia da PUC Minas COREU em novembro de 2012.

Cecília Alamanda de Freitas e Silva, PUC Minas

Aluna do 5º Período do Curso de Pedagogia da PUC Minas COREU em novembro de 2012.

Cristiane Teixeira do Amaral, PUC Minas

Aluna do 5º Período do Curso de Pedagogia da PUC Minas COREU em novembro de 2012.

Gabriela Ruana Gomes de Oliveira Martins, PUC Minas

Aluna do 5º Período do Curso de Pedagogia da PUC Minas COREU em novembro de 2012.

Jani Antônia Fernandes, PUC Minas

Aluna do 5º Período do Curso de Pedagogia da PUC Minas COREU em novembro de 2012.

Tatiane Aparecida de Almeida, PUC Minas

Aluna do 5º Período do Curso de Pedagogia da PUC Minas COREU em novembro de 2012.

Adilene Gonçalves Quaresma, PUC Minas

Doutoranda na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana do Programa de Pós Graduação da
Faculdade de Educação da UFMG, Professora no Curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade de Santa Luzia
e pedagoga da Rede de Ensino de Contagem ( em licença não remunerada para realização do Doutorado).

Vera Lúcia Lins Sant’Anna, PUC Minas

Doutora em Ciências da Religião (Ciências Sociais e Religião, pela UMESP), Mestre em Educação
(Universidade Mackenzie),Professora do Departamento de Educação da PUC Minas.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS