Os contos de fadas como aliados às práticas educativas no processo de alfabetização

Autores

  • Cláudia Cristian Filho PUC Minas
  • Jéssica Parreiras da Silva PUC Minas
  • Patrícia Mara dos Santos Moura PUC Minas
  • Raíssa Lott de Figueiredo PUC Minas
  • Vera Lucia Lins Sant’Anna PUC Minas

Palavras-chave:

Contos de fadas. Valorização. Imaginário infantil.

Resumo

O texto vem proporcionar uma valorização no processo de ensino aprendizagem através dos contos de fadas nas práticas educativas, uma vez que a importância dos mesmos é significativa na valorização do imaginário infantil. Os contos de fadas são recontados de geração em geração de maneiras diversas e assim vão se tornando cada vez mais refinados, passando a transmitir conteúdos de grande importância para todos os níveis da personalidade. Neste artigo, a referida abordagem possibilita destacar a caracterização dos contos de fadas no processo de
alfabetização das crianças, dando referência ao mundo da magia e de todo o encantamento acerca das histórias infantis destinadas a cada faixa etária, indicando suas articulações e compromisso com o cognitivo das crianças, pois, através da assimilação dos conteúdos das histórias, as crianças aprendem que é possível vencer obstáculos e saírem vitoriosas, especialmente quando o herói vence no final. Dessa forma, contribuem para o despertar da apreciação da leitura além de uma melhor compreensão da linguagem literária e desenvolvimento da imaginação
do aluno, despertando ainda a capacidade crítica do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Cristian Filho, PUC Minas

Graduanda do 7º Período de Pedagogia da PUC Minas

Jéssica Parreiras da Silva, PUC Minas

Graduanda do 7º Período de Pedagogia da PUC Minas

Patrícia Mara dos Santos Moura, PUC Minas

Graduanda do 7º Período de Pedagogia da PUC Minas

Raíssa Lott de Figueiredo, PUC Minas

Graduanda do 7º Período de Pedagogia da PUC Minas

Vera Lucia Lins Sant’Anna, PUC Minas

Doutora em Ciências da Religião (UMESP), Mestre em Educação (Mackenzie-SP), Professora do Curso de
Pedagogia e pesquisadora da PUC Minas.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS