Políticas de Avaliação no ensino superior: Uma análise dos componentes específicos para o curso de pedagogia no ENADE 2011
Palavras-chave:
Política de avalição, Pedagogia, Enade, matriz de referência.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo de uma Matriz de Referência da Prova de Componente Específico do ENADE para o curso de Pedagogia, de acordo com sua respectiva portaria. Essa matriz foi elaborada a partir de aspectos do perfil profissional e recursos (competências e Habilidades específicas), de acordo com a Portaria INEP nº 221, de 26 de julho de 2011, para o curso de Pedagogia. Ela tomou como base a dissertação de mestrado de COSTA (2013) que a concebeu e desenvolveu para o curso de física a partir das portarias do Inep de 2005, 2008 e 2011. Ele considera que essa Matriz de Referência- MR possibilita a localização dos itens de prova dos respectivos Exames (2005, 2008 e 2011). COSTA afirma que “o ENADE não tem uma matriz de referência pública, e nessa perspectiva propomos um modelo de MR para o ENADE.” (2013,p. 51-52). O texto tem como finalidade, ainda fornecer subsídios para que estudantes do curso de Pedagogia busquem aperfeiçoar a capacidade de análise das questões educacionais e exercitar, continuamente, a articulação de temas pertinentes à sua formação específica com toda possibilidade de problematização. A formação pela avaliação não pode ser compreendida como uma "feira de ferramentas" praticável "à la carte". A avaliação mesma deve ser entendida como um processo de co-construção e de co-auto-avaliação. Percebe-se que essa prova pretende aferir as mudanças nos processos ensino aprendizagem, enfatizando a necessidade de se promover o estudante e sujeito social capaz de construir conhecimentos em situações concretas e abstratas propostas em seu quotidiano. Além disso, objetiva desempenhar um papel central no delineamento dos exames e na possibilidade de melhorar a qualidade da educação proporcionada à sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).